terça-feira, 22 de setembro de 2009

CHROMODOMO - GRONINGEN






Domingo. Depois de dois dias visitando o centro de Amsterdam, fui a Groningen com Tom, George e Roman para o lançamento da exposição CHROMODOMO. Tom tinha trabalhado duro durante toda a semana na montagem do panorama 360, onde um dos artistas da exposição apresentaria seu trabalho. Todos estavam ansiosos para ver tudo pronto.

O dia estava ensolarado e Tom decidiu abrir o tento do seu conversível. O problema é que o ensolarado daqui é o nublado de Salvador. Curti os primeiros 10 minutos do vento no rosto, da brisa da natureza, mas, logo em seguida, o corpo começou a gelar, tentei administrar o frio, mas não deu, estava gelado dos pés a cabeça, tive que pedir pra Tom parar o carro e fechar o teto. Duas horas daquele vento gelado seria impossível!

Quando chegamos, logo percebi que a cidade não estava tão movimentada como no meio da semana quando fui com Tom. Principalmente a Minerva Academie onde o panorama estava montado. A Minerva Academie é uma escola pública de artes onde 800 estudantes aprendem todas as vertentes das artes visuais. É um lugar muito especial e com muita gente bacana, pena que hoje, no lançamento, parece que os estudantes preferiram ficar em casa. Dá pra entender, domingo; eles vêem arte todo dia; a exposição vai ficar um mês ali; ok.

A exposição acontecia em vários lugares da cidade. Alguns davam pra ir andando, outros, mais distantes, tinha um ônibus para levar.

Vi alguns trabalhos com lâmpadas fluorescentes que me empolgaram, pois dialogam diretamente, com meu trabalho “Quadro de Luz”. Foi bom ver outros artistas pensando na mesma linha.

Pegamos o ônibus para ir a Wall House, um super projeto arquitetônico que estava sendo utilizado como espaço expositivo. Toda a casa estava decorada de forma inusitada. Objetos, moveis, comidas, tudo compondo estranhamente o ambiente. Muito legal!

Voltamos, andamos um pouco pela cidade, visitamos outras galerias, cervejas, vinhos, até terminarmos em um restaurante vietnamita com todos os artistas da exposição. Entendi muito pouco do que se falou, mas a comida estava ótima!



2 comentários:

  1. Dan essa oportunidade e forma como está na europa é um presente!Aproveite ao maximo,os contatos,a experiencias,artisticas,o isolamento,tudo!

    ResponderExcluir
  2. sobretudo a comida e a bebida.
    rsrsrsrs

    ResponderExcluir