domingo, 27 de setembro de 2009

OT301








Ontem recebi um telefonema de Tom me convidando para ir a Amsterdam para o aniversário de Eder Santos. Eder é um dos vídeo-artistas brasileiros mais conceituados. Peguei pela primeira vez o trem. Um pouco caro, 10 euros, mas muito agradável de se movimentar com ele. Em 30 minutos cheguei a estação central. Esperei um pouco na loja da Apple e Eder e Tom chegaram. Foi muito bom encontrar Eder, pois pude falar um pouco de português. Há 15 dias estava improvisando no inglês com os holandeses. Chega uma hora que bate o desespero!

O aniversario de Eder foi em um lugar muito fantastico, OT301(www.ot301.nl), uma antiga escola de cinema, que depois virou um squat(casa invadida) e agora é um espaço cultural underground com um teatro, um cinema e um bar. Muito massa! Lá encontramos Alex Fish, um artista que organiza o espaço, e vários outros artista que também trabalham por ali. O aniversário era um churrasco, mas tinha saladas, pão e tudo mais. Foi massa, muita conversa e cerveja. Lá pelas tantas, Eder convidou a todos para assistir seu novo trabalho no cinema que fica ao lado do bar. Lembrei que estava com um corte do Sarcófago, filme que estou finalizando, no pen-drive. Falei com Eder e ele disse para exibir depois do dele. O vídeo de Eder foi lindo, poesia audiovisual, leve, dilatado, preciso, adorei. Estava tenso com a reação das 20 pessoas que estavam ali para assistir o filme. Afinal, nunca tinha exibido-o antes, foi uma espécie de avant-premiere de luxo! Foi massa, a galera pirou no filme, aplaudiram muito, Jayme conquistou a todos, e percebi que toda a aflição do fazer cinematográfico tem sua recompensa. O Sarcófago elogiado em Amsterdam! Que beleza!

A noite, demos uma volta pelo centro e depois fomos dormi na casa de Tom. No dia seguinte, com um pouco de ressaca, fiz um agradável passeio com Eder por Amsterdam, conversamos sobre diversos assuntos, dentre ele, a possibilidade de ficar em Amsterdam no quarto de um de seus amigos. Acho que vou fazer isso. O passeio estendeu, comemos em um restaurante e só consegui voltar para Den Haag meia-noite. Cansado, mas muito feliz.

Um comentário: